segunda-feira, 10 de julho de 2023

Rio + Rock lança Coletivo com 4 dias de shows em homenagem à Rita Lee e ao Dia Mundial do Rock


Produtores, artistas e amantes do rock brasileiro criam o Coletivo para fomentar e divulgar o estilo na cidade berço do maior festival da música do mundo.

Foto: Michael Meneses (@michaelmenesesfotografia) 

As primeiras manifestações do rock no Brasil datam da década de 1950, mais precisamente no ano de 1955, quando Nora Ney gravou, para a trilha sonora da versão brasileira do filme 'Sementes da Violência' ('Blackboard Jungle'), o sucesso de Bill Halley & His Comets, 'Rock Around the Clock'.

 No Rio de Janeiro, cidade berço do rock brasileiro com a Jovem Guarda, o auge do estilo se deu na década de 80, com a criação do maior festival de música do mundo, que tem em seu título a palavra Rock. Desde 1985, a cidade é palco do evento e recebe inúmeros artistas, nacionais e internacionais, tendo gerado em sua última edição uma receita de R $800 milhões. Atualmente, o festival ocorre em anos alternados no Rio e a sua importância em termos culturais, sociais e econômicos, o levou para São Paulo, Lisboa, e outras cidades do mundo.

Após chamado público da Funarj, em abril de 2023, para a viabilização de um Museu ou Casa do Rock, produtores, fomentadores e divulgadores do segmento se uniram e criaram o Coletivo Rio + Rock, pela necessidade de organização, profissionalização, e principalmente de ocupar os espaços e os editais com todas as vertentes do rock.

Segundo Cris Rizo, diretora artística do Rock FM Brasil e criadora do Garagen'Roll,  "todo trabalho que envolve pessoas, líderes de suas equipes e com  ideias diversas, fica mais complicado e complexo, porém, o que mais fazemos é conversar, colocar as ideias em conjunto e seguir no melhor raciocínio e objetivo, lembrando que o coletivo tem como principal objetivo criar eventos que fomentem o rock no Estado do Rio de Janeiro, através de ocupação dos equipamentos disponíveis e dos editais que surgirem.

Além disso, estamos formando um ecossistema, dividido em setores, com um núcleo, que existe desde o início, onde cada um é responsável por um setor -  artístico, comunicação, executivo, e também um mega grupo, formado por  bandas e todos que se interessam pelo projeto."

Para divulgação do Rio + Rock serão realizadas Lives no Instagram semanalmente, sempre às quintas feiras, às 19 horas. Agora, no início, participarão os integrantes do projeto, para falar, divulgar e chamar as pessoas para o ecossistema. Em um segundo momento, as Lives trarão convidados de “fora “ do Coletivo, de forma a  atrair mais pessoas para as redes sociais. A primeira foi realizada no dia 08/06 e pode ser assistida pelos links:

Parte 1: https://www.instagram.com/tv/CtP0njaJjEd/?igshid=MTc4MmM1YmI2Ng==

Parte 2: https://www.instagram.com/tv/CtP5yY_JdKI/?igshid=MTc4MmM1YmI2Ng==

No Dia Mundial do Rock, 13 de julho, o Coletivo realizará um evento de lançamento e apresentação do projeto  Rio + Rock,  cuja chamada pode ser vista nas redes, em um vídeo chamada o “ Pq o Rio precisa de mais Rock?”. Será uma grande Celebração ao Rock, firmando o Coletivo na História do Rio de Janeiro. Também está sendo criado um calendário de eventos e projetos para  editais e ocupação dos espaços públicos estaduais.

“Trabalhar em Coletividade, é doar e receber conhecimento, respeito e arte de todas as formas e jeitos", finaliza Cris Rizo.

 Rio + Rock, Por que o Rio precisa de mais Rock?

Participantes do Coletivo Rio + Rock

PRODUTORES: A Grande Roubada Produções, Akasha Rock Fest, Audio Rebel, BACA FEST, Rock de Favela, Garagen'Roll, Girls Rock Fest, Guadala Rock, KUPULA ROCK METAL, Master Zee, Pedrada Rocks, Eletrik Produções, PRUDA FEST, R33xistência Produções, Rob Low Produções, XL MAX Produções.

 FOMENTADORES/SERVIÇOS: Bonde Music, Caravela Records, Estúdio Music Lima, Estúdio Túnel, MDM Sonorização, Parayba Records, Pedrada Records, Rock & Metal Dance.

 DIVULGADORES: Agenda Rock RJ, Portal ArteCult, Cervejaria artesanal Rocknbrau, Luminária Sessions, MRA - Movimento Rock Autoral, CULT FM Rádio, Rádio Peep FM, Rádio Rota 220, Portal Rock Press, Rockarioca, RockFM Brasil, Portal Universo Artístico OnLine

 LANÇAMENTO OFICIAL DO COLETIVO RIO + ROCK NO DIA MUNDIAL DO ROCK 13 DE JULHO

 Nada melhor que o Dia Mundial do Rock para o start inicial dos Projetos do Coletivo Rio + Rock, além do lançamento digital em redes sociais simultaneamente, tanto nas redes do coletivo como dos seus componentes. Temos a proposta de fazer um evento que vai reunir a todos e principalmente fazer uma grande homenagem à nossa "Padroeira Da

Liberdade", Rita Lee.

 👉Vamos fazer 4 dias (13, 14 , 15 e 16 de julho) de tributo com banda ao vivo, convidados, e principalmente a irreverência de Rita Lee como inspiração para essa grande homenagem.


Com acesso gratuito e com grande divulgação, nossa proposta é fomentar e propagar o rock carioca por meio do Coletivo Rio + Rock.

Quinta - 13 de julho - Calabouço Rock Bar - 20h  R. Felipe Camarão, 130 - Vila Isabel link: https://www.sympla.com.br/evento/todos-cantam-rita-rio-mais-rock/2058106?_gl=1*1svghxc*_ga*NzI0MjkxMTA5LjE2NzIzMzI0NjU.*_ga_KXH10SQTZF*MTY4ODQwOTk3MS44MC4xLjE2ODg0MTA2NjMuMC4wLjA

Sexta - 14 de julho - Experience Lapa - 20h - R. Riachuelo, 20 - Lapa link: https://www.sympla.com.br/todos-cantam-rita---rio-mais-rock__2056929

Sábado - 15 de Julho - Casa de Cultura Laura Alvim - 19h  -Av. Vieira Souto, 176 - Ipanema link: https://funarj.eleventickets.com/#!/apresentacao/84908cf8698c32d238622179f28601437d65ae1c

Domingo - 16 de julho - Casa de Cultura Laura Alvim - 19h - Av. Vieira Souto, 176 - Ipanema link: https://funarj.eleventickets.com/#!/apresentacao/97e1b85350066ca8d2cc57998c8955d82d3b2538

Na Casa Laura Alvim, o Rio + Rock conta com o apoio Institucional da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, Funarj.


Tributo com um repertório passando por todas as fases de Rita Lee, com artistas convidados para dividir o palco nessa grande festa.

Beneficente em prol do Lar Maria de Lourdes, em Jacarepaguá.

Entrada - ingressos retirados pela Sympla

O Rio+Rock vai levar mais de 50 roqueiras e roqueiros para 3 palcos do Rio de Janeiro em 4 noites de celebração ao rock brasileiro provando que nosso Rock continua vivíssimo e cheio de qualidade!

Redes:

Instagram: https://instagram.com/riomaisrock

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100092042214137

Twitter: https://twitter.com/riomaisrock

TikTok: https://tiktok.com/@riomaisrock

YouTube: https://youtube.com/@riomaisrock

E-mail: riomaisrock@gmail.com

Playlist no Spotify: https://open.spotify.com/playlist/6SgdSuEW7b3ZCxmWHgNEuK

Ouça aqui a música que representa o Rio mais Rock:

#radiorota220 #riomaisrock #arteindependente #vivaorockautoral #juntossomosmaisrioemaisrock #riomaisrockeuparticipo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Noise Stage tem a honra de trazer diretamente de São Paulo a banda Eskrota

A Noise Stage tem a honra de trazer diretamente de São Paulo a banda Eskrota para incendiar o palco no dia 13 de abril às 20h, no atmosféric...