terça-feira, 6 de outubro de 2020

           Black sabbath vol. 4

Black Sabbath lançamento do álbum vol.4 de 1972.

Texto: Daniel Souza

Banda icônica do Rock n’ Roll e ao lado do Led Zeppelin e do Deep Purple são a santíssima Trindade do rock. Considerados os pais do heavy metal, o Sabbath na formação clássica, lançou excelente álbuns até o Sabotage.

Depois de três ótimos álbuns e com uma sonoridade peculiar, em maior de 1972 resolveram mudar de área foram gravar em uma casa alugada em Bel Air em Los Angeles. O nome do álbum seria “Snowblind”, mas devido o nome ser referência a uma droga, a gravadora não permitiu que a banda colocasse o tal nome.

Nunca é demais enfatiza o quanto a droga influencio o Vol. 4. Mais tarde Butler estimaria que o recorde rendeu US $ 60.000, mas US 75.000, foram gastos em cocaína. “Snowblind” foi o exemplo mais evidente com letras como “Preencha meus sonhos com flocos de neve/em breve sentirei o brilho arrepiante”.

 O álbum abre com "Wheels of Confusion/The Straightener” de uma maneira cadenciada e com mudanças de ritmos, riffs brilhantes e mostrando que Tony Iommi demonstrando ser umas das maiores referências em se tratando de guitarristas.

 Outro destaque é o hit Snowblind, com bons riffs de guitarras, eternizou como um dos clássicos da banda. Changes é a balada do disco e a de maior destaque da longa carreira da banda. Ozzy cantarolou a melodia e o baixista Geezer Butler escreveu a letra de "Changes", usando uma separação particularmente complicada que Ward estava passando com sua esposa na época como inspiração.

Com músicas inspiradas ou não, Vol. 4 consolidou-se como um dos grandes clássicos da banda. Mesmo com muitos excessos, não é qualquer banda que consegue fazer um bom trabalho em meio a tantas drogas. Disco obrigatório para qualquer fã de Rock Roll. Daniel Souza

Ouça Aqui o Álbum Black sabbath vol 4



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vozes do Rock Apresenta: Um fim de semana de puro Rock n´ Roll

Se você é um verdadeiro amante do rock e curte muito Rock N´Roll junte-se a nós. O coletivo Vozes do Rock fará um evento imperdível, trazend...