segunda-feira, 14 de setembro de 2020

30 anos do álbum Painkiller do Judas Priest

Judas Priest álbum Painkiller lançado em setembro de 1990.

Texto: Daniel Souza

Em setembro de 1990 era lançado um dos grandes clássicos não só do Judas priest, mas do heavy metal.

12º álbum de estúdio da banda, Painkiller foi gravado em Brignoles, na França, nos estúdios Miraval e mixado no Wisseloord Studios, Hilversum, na Holanda no início de 1990.

O álbum marca a estréia do baterista Scott Travis, substituindo Dave Holland que esteve na banda de 1979 a 1989.

Outra alteração nesse trabalho foi no produtor. Depois de um longo tempo com Tom Allon na função, a banda trouxe Chris Tsangarides que se destacou nos anos 80 com trabalho com o Black Sabbath, Anvil, Thin Lizzy e Tygers Of Pan Tang. Tsangarides já havia trabalhado com a banda no álbum Sad Wings of Destiny (1976) como engenheiro de som.

Após uma década lançando três clássicos, “British Steel”, “Screaming for Vengeance” e “Defenders of the Faith” e os outros álbuns lançados na mesma década regulares e que divide opiniões entre os fãs como “Point of Entry”, “Turbo” e “Ram It Down”.

No fim da década de 80, com o domínio das bandas de Thrash Metal e o “turbo” sendo um álbum Hard/Heavy, a banda virou a chave e jogou todo peso, fúria em Painkiller. A banda teve alguns contratempos judiciais, mas nada disso atrapalhou no desempenho da banda. Eles estavam bem coesos, Rob Halford, no auge, cantando muito bem, em alto nível. Na turnê do álbum, a banda tocou no Rock In Rio de 91.

Além da faixa título que foi o cartão de visitas do disco, as outras faixas são bem trabalhadas. Hell patrol, All Guns Blazing, Night Crawler. A faixa A Touch of Evil teve a participação nos teclados de Don Airey.

O álbum se tornou um clássico da discografia da banda e é reverenciado não só pelos fãs da banda, mas por todos os fãs de Rock Roll. Daniel Souza

Ouça aqui o álbum Painkiller


1. Painkiller
2. Hell Patrol
3. All Guns Blazing
4. Leather Rebel
5. Metal Meltdown
6. Night Crawler
7. Between the Hammer & the Anvil
8. A Touch of Evil
9. Battle Hymn (instrumental)
10. One Shot at Glory


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Noise Stage tem a honra de trazer diretamente de São Paulo a banda Eskrota

A Noise Stage tem a honra de trazer diretamente de São Paulo a banda Eskrota para incendiar o palco no dia 13 de abril às 20h, no atmosféric...