Programação Cultural do Polo Educacional Sesc traz oficinas, espetáculos e música brasileira
O Centro Cultural do Polo Educacional Sesc traz, nesse mês, uma programação diversificada, tendo como principal destaque as apresentações do Sonora Brasil, projeto que circula pelo país com espetáculos musicais relacionados à cultura brasileira. Oficinas, espetáculos de teatro, circo, e performance poética também compõem as atrações de setembro, todas com entrada gratuita.
Nesta quinta-feira (5), às 18h50, o grupo Cabaré das Divinas Tetas (MG) sobre ao palco com uma mediação cultural que discute o protagonismo feminino no circo contemporâneo. Logo depois, às 20h, a comédia física "Desajustada", da Cia. de Teatro Pé de Vento (SC), promete entreter o público com o uso do ridículo exacerbado para refletir sobre a nossa vida cotidiana e suas limitações sociais. A atriz e palhaça Vanderleia Will conduz o espetáculo sem o uso de palavras, mas conectando-se empaticamente com a plateia através de gags, truques e ilusões.
Outra atração da agenda de setembro é o espetáculo teatral "Super Zezinho e o Terrível Mistério do Espelho" (RJ), que usa a linguagem lúdica e bem-humorada para mostrar a jornada de um menino que enfrenta olhares e comentários sobre seu cabelo, trazendo à tona discussões importantes sobre racismo, machismo e até mesmo LGBTfobia. Inspirado em universos como quadrinhos e videogames, a peça aborda a afirmação da identidade pessoal.
A música tem espaço de destaque com o "Sonora Brasil - Encontros, Tempos e Territórios". A partir da segunda quinzena, acontecerão apresentações de duplas de artistas, que se reuniram para produzir shows inéditos para o projeto. No dia 17, às 20h, sobem ao placo Chau do Pife e Andrea Laís (AL), com a diversidade musical alagoana. Dia 18 é a vez de Fernando César e Tiago Tunes, que trazem de Brasília o choro contemporâneo. No dia 19, Bado, Quilomboclada e Sandra Braids (RO) apresentarão a Música Popular Beradeira, um estilo que valoriza a cultura amazônica.
A programação musical segue com Zeca da Rabeca e Melina Mulazani (PR), no dia 20, com a cultura caiçara e o fandango, e com Charlles André e Luciane Dom (RJ), no dia 26, mostrando a cena musical carioca, do samba e pagode ao contemporâneo.
A programação também contempla a área de Literatura. No dia 25 de setembro, às 15h30, o comunicador e poeta Lucas de Matos (BA), realizará uma performance poética. A apresentação faz parte da itinerância do projeto "Arte da Palavra”, dentro do Circuito Oralidades, que destaca manifestações literárias que remetem, especialmente, à narração de histórias e à veiculação oral da poesia.
Com estacionamento gratuito, sujeito à lotação, o Polo Educacional Sesc fica localizado na Av. Ayrton Senna, 5.677, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.
Os ingressos ficam disponíveis para retirada uma hora antes do início da programação, na bilheteria do teatro.
Programação de Setembro
05/09 – 18h50 – Mediação Cultural - Protagonismo feminino no universo circense, com Cabaré das Divinas Tetas (MG)
05/09 – 20h – Circo - Desajustada, com Cia. de Teatro Pé de Vento (SC)
11/09 – 15h / 12/09 - 20h - Teatro - Super Zezinho e o Terrível Mistério do Espelho (RJ)
17/09 – 20h – Música - Sonora Brasil, com Chau do Pife e Andrea Lais (AL)
18/09 – 20h – Música - Sonora Brasil, com Fernando César e Tiago Tunes (DF)
19/09 – 20h – Música - Sonora Brasil, com Bado, Quilomboclada e Sandra Braids (RO)
20/09 – 20h – Música - Sonora Brasil, com Zeca da Rabeca e Melina Mulazani (PR)
25/09 – 15h30 – Literatura - Arte da Palavra – Circuito Oralidades, com Lucas de Matos (BA)
26/09 – 20h – Música - Sonora Brasil, com Charlles André e Luciane Dom (RJ)
Sinopses
Protagonismo feminino no universo circense, com Cabaré das Divinas Tetas (MG) (Mediação Cultural) | Duração: 60 min | Classificação: 16 anos
A roda de conversa pretende abordar a participação feminina no circo contemporâneo, abandonando o papel coadjuvante que sempre foi atribuído às mulheres. Além disso, discute sobre como o número de mulheres exercendo artes e técnicas de força, agilidade e palhaçaria acompanha as conquistas e desafios de gênero enfrentados por elas. Concebido em 2017, o Cabaré das Divinas Tetas aborda artisticamente temas caros ao universo feminino por meio do olhar ao universo da palhaçaria, da arte burlesca e da bufonaria.
Desajustada, com Cia. de Teatro Pé de Vento (SC) (Circo) | Duração: 50 min | Classificação: 14 anos
Desajustada é uma comédia física que utiliza o ridículo exacerbado de uma mulher condicionada à sua vida diária para refletir sobre uma estrutura social limitante. Gags, piadas de magia, truques e pequenas ilusões fazem parte de um panorama que, por vezes, é patético, por vezes, convincente, porém sempre sob o domínio da atriz e palhaça Vanderleia Will que, sem dizer uma palavra, propõe uma forte conexão empática com a plateia.
Super Zezinho e o Terrível Mistério do Espelho (RJ) (Teatro) | Duração: 60 min | Classificação: LIVRE
O espetáculo conta, de forma bem-humorada e lúdica, a história de um menino que sofre com a opinião das pessoas sobre o seu cabelo, passando por questões como o racismo, a LGBTfobia e o machismo. Dentro do universo de Zezinho — que brinca de faz de conta e tem referências de histórias em quadrinhos, desenhos animados e videogame —, acompanhamos sua jornada de crescimento e afirmação com relação à própria imagem.
Sonora Brasil, com Chau do Pife e Andrea Lais (AL) (Música) | Duração: 60 min | Classificação: LIVRE
Com mais de 200 apresentações por todo o país, o Sonora Brasil - Encontros, tempos e territórios destaca o olhar, a escuta e a valorização das territorialidades, da diversidade e das memórias por meio da expressão de seus autores e intérpretes. Chau do Pife, virtuoso que rompe as fronteiras tradicionais desse instrumento musical, juntamente com a jovem cantora Andréa Laís, com sua ancestralidade, representam a força da música alagoana.
Sonora Brasil, com Fernando César e Tiago Tunes (DF) (Música) | Duração: 60 min | Classificação: LIVRE
Com mais de 200 apresentações por todo o país, o Sonora Brasil - Encontros, tempos e territórios destaca o olhar, a escuta e a valorização das territorialidades, da diversidade e das memórias por meio da expressão de seus autores e intérpretes. Fernando César, arranjador, compositor e violonista de 7 cordas, e Tiago Tunes, premiado em duas categorias no Festival de Música da Rádio Nacional FM em 2021 com a composição Estação do Choro, representam o diversificado e pulsante choro contemporâneo de Brasília.
Sonora Brasil, com Bado, Quilomboclada e Sandra Braids (RO) (Música) | Duração: 60 min | Classificação: LIVRE
Com mais de 200 apresentações por todo o país, o Sonora Brasil - Encontros, tempos e territórios destaca o olhar, a escuta e a valorização das territorialidades, da diversidade e das memórias por meio da expressão de seus autores e intérpretes. O cantor, compositor e instrumentista Bado se junta à banda Quilomboclada, que reúne Quilombo e Caboclada, e à Sandra Braids, precursora do rap feminino na cidade de Porto Velho (RO). Juntos, eles representam a Música Popular Beradeira ou MPBera, estilo que combina diversos gêneros musicais, com a proposta de valorizar a cultura amazônica.
Sonora Brasil, com Zeca da Rabeca e Melina Mulazani (PR) (Música) | Duração: 60 min | Classificação: LIVRE
Com mais de 200 apresentações por todo o país, o Sonora Brasil - Encontros, tempos e territórios destaca o olhar, a escuta e a valorização das territorialidades, da diversidade e das memórias por meio da expressão de seus autores e intérpretes. De Paranaguá, o mestre da cultura caiçara e do fandango Zeca da Rabeca, brincante e construtor de instrumentos, se une à curitibana, artista da voz, carnavalesca, performer, figurinista e arte educadora, Melina Mulazani.
Arte da Palavra – Circuito Oralidades, com Lucas de Matos (BA) (Literatura) | Duração: 75 min | Classificação: LIVRE
O Arte da Palavra atua em todas as regiões do país, estimulando a formação de leitores e a divulgação de novos autores, além de valorizar obras brasileiras e múltiplas formas de produção literária. Lucas de Matos é comunicador e poeta, atuando na área de poesia escrita e falada desde 2015, com suas letras pretas e retintas, por meio da produção de saraus. Simone Campos é escritora, tradutora e roteirista, mestre e doutora em Literatura Comparada. Julia Raiz é trabalhadora da escrita e doutora em Literatura com ênfase nos estudos feministas da tradução. Lélia Almeida é escritora e mestre em Literatura Brasileira pela UFRGS.
Sonora Brasil, com Charlles André e Luciane Dom (RJ) (Música) | Duração: 60 min | Classificação: LIVRE
Com mais de 200 apresentações por todo o país, o Sonora Brasil - Encontros, tempos e territórios destaca o olhar, a escuta e a valorização das territorialidades, da diversidade e das memórias por meio da expressão de seus autores e intérpretes. O carioca e compositor Charlles André, referência do samba e pagode dos anos 1990, se une à cantora e compositora fluminense Luciane Dom, da nova geração, dando destaque a essa importante parte da cena musical carioca.
Vivi Moreira - Rádio Rota 220
Vivi Moreira é Compositora, Produtora, designer, toca violão, master chef nas horas vagas, idealizadora da Rádio Rota 220 e Rock Fusion Produções. Escreve sobre música e entrevista artista, produtores e jornalistas no canal do youtube e é uma amante da arte e tecnologia.
Siga o Instagram da Rádio Rota 220: https://www.instagram.com/radiorota220oficial/
Links para audição: https://zeno.fm/radio/radiorota220/
https://www.radios.com.br/aovivo/rota-220/159115
https://www.cxradio.com.br/radio/radio-rota-220-rio-de-janeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário